Leréia cumpre com êxito sua primeira missão internacional

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado federal Carlos Alberto Leréia, integrou a comitiva brasileira na 2ª Cúpula Parlamentar do G-20, que aconteceu entre os dias 18 a 20 de maio, em Seul, na Coréia do Sul. No encontro foram debatidos problemas mundiais, entre eles mudanças climáticas, prevenção de desastres naturais, utilização de energia nuclear e combate à proliferação do terrorismo.
24/05/2011 14h25

Em cumprimento ao roteiro de encontros, o deputado Leréia foi recebido de forma calorosa pelas mais altas autoridades daquele país, a exemplo do Presidente Sul-Coreano, Lee Myung Bak, e do Primeiro-Ministro, Kim Hwang-sik. No que tange à agenda parlamentar, o deputado também se reuniu com o presidente da Assembléia Nacional da Coréia do Sul, Park Hee-tae, juntamente com outros parlamentares.

O encontro teve como objetivo vincular esforços para estabelecer novas parcerias e intercâmbio, com especial ênfase na área econômica, particularmente no que refere à tecnologia brasileira sobre adição do etanol à gasolina e à tecnologia naval sul-coreana.

O parlamentar também teve a grata oportunidade de conhecer in loco setores de referência da alta tecnologia sul-coreana, como o trem de alta velocidade KTX, que viaja até 300 quilômetros por hora, e cujo know-how a empresa Hyundai Rotem deseja exportar ao Brasil, caso exitosa na concorrência para a planejada linha que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro.

Do mesmo modo, ele visitou o centro de pesquisa e desenvolvimento da Samsung, uma das maiores empresas coreanas com operações no Brasil, com o objetivo de consolidar parceria tecnológica à luz da realização, em solo brasileiro, da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Para o deputado Carlos Leréia, o resultado da missão parlamentar foi extremamente positivo e alentador, uma vez que conseguiu apresentar uma ampla agenda bilateral, como forma de pautar e consolidar as relações Brasil-Coréia do Sul.

 “A parceria esta marcada por espírito de interesse mútuo. A Coréia cada vez mais confere importância especial ao Brasil, como força emergente na política e na economia mundial; e nós, brasileiros, por termos grande interesse no aporte e na transferência de tecnologia daquele país, hoje referência industrial no cenário global. Considero, portanto, que alcançamos grande passo em direção à consolidação de uma parceria crescentemente, promissora e mutuamente benéfica”, disse. 

 

Diego Freire - Assessor de Comunicação