Lei italiana para concessão de cidadania será tema de audiência na CREDN
Brasília – Por iniciativa do deputado Carlos Zarattini (PT/SP), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) aprovou, nesta quarta, 21, requerimento para que seja realizada audiência pública com deputados italianos, sobre as novas regras para a concessão de cidadania por aquele país.
Para o encontro, deverão ser convidados os deputados Fabio Porta, representante dos italianos sul-americanos; Gianni Girelli, que atua em questões sociais e de saúde; e Sara Ferrari, atuante em questões sociais e de gênero. Por parte do Brasil, participarão os deputados que integram o Grupo Parlamentar de Amizade.
“Brasil e Itália têm longa tradição de relacionamento, com intenso diálogo político, intercâmbio de visões sobre temas internacionais atuais e proximidade social e cultural. Tal circunstância beneficia-se, em boa medida, da presença no Brasil de cerca de 35 milhões de descendentes de italianos - a maior das diásporas italianas no mundo”, explicou o deputado.
Decreto do governo italiano, publicado no dia 28 de março, restringe a obtenção da cidadania por direito de sangue (jus sanguinis), apenas a filhos e netos de quem nasceu em solo italiano. Nesta terça-feira, 20, o Congresso italiano aprovou a medida.
Assessoria de Imprensa - CREDN