Japão pede apoio do Brasil para a EXPO 2025

O Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, pediu nesta terça-feira, 5, ao presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado Nilson Pinto (PSDB-PA), o apoio do Brasil para que a cidade de Osaka seja eleita sede da EXPO 2025, também conhecida como International Registered Exhibitions
06/06/2018 15h23

Edilson Holanda

Japão pede apoio do Brasil para a EXPO 2025

Brasília – O Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, pediu nesta terça-feira, 5, ao presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado Nilson Pinto (PSDB-PA), o apoio do Brasil para que a cidade de Osaka seja eleita sede da EXPO 2025, também conhecida como International Registered Exhibitions. O deputado Luiz Nishimori (PR-PR), presidente do Grupo Parlamentar Brasil – Japão, também participou da reunião.

Trata-se de um encontro realizado a cada cinco anos com temas projetados para aumentar a conscientização e encontrar respostas para desafios universais do nosso tempo. A próxima World Expo acontecerá em Dubai entre 20 de outubro de 2020 e 10 de abril de 2021, sob o tema “Connecting Minds, Creating the Future”.

De acordo com Yamada, três países são candidatos a sediar a World Expo 2025: o Japão (Osaka), a Rússia (Ecaterimburgo) e o Azerbaijão (Baku). Os 170 Estados membros do BIE elegerão o país anfitrião na 164ª Assembleia Geral em novembro de 2018. No entanto, o Brasil perdeu o seu direito de voto por falta de pagamento das contribuições.

Nilson Pinto comprometeu-se a agilizar junto ao Itamaraty, o envio de uma proposta para regulamentar a implementação da Convenção sobre Exposições Internacionais e, com isso, solucionar o pagamento das contribuições pendentes e reativar o direito de voto brasileiro.

“Brasil e Japão são parceiros tradicionais. Este ano, celebramos os 110 anos do início da imigração japonesa e ostentamos, com orgulho, a maior comunidade de descendentes de japoneses no mundo, com mais de 1,5 milhão de pessoas”, destacou o deputado.

No dia 21 de junho, a Câmara dos Deputados realizará sessão solene em homenagem à data e nos dias 4 e 5 de julho, o restaurante SENAC, também da Câmara, irá promover a gastronomia japonesa.

Segundo Nilson Pinto, “o Japão é um exemplo para o mundo, sobretudo em temas de ciência, tecnologia e inovação”. Já o embaixador japonês destacou a importância das relações com a CREDN para o fortalecimento da cooperação bilateral. “Os dois países comungam e compartilham valores que vão desde o desarmamento até as mudanças climáticas, passando por temas educacionais e de cooperação técnica”, explicou.

 

  

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6737 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena