Itamaraty será instado a declarar os Houthis como grupo terrorista
Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) encaminhará ao Ministério das Relações Exteriores requerimento do deputado General Pazuello (PL/RJ), que sugere ao governo brasileiro declarar os Houthis, do Iêmen, como grupo terrorista.
O deputado explicou que os Houthis fazem parte do chamado “Eixo da Resistência” do Irã – uma aliança contra Israel e o Ocidente liderada pelo Irã de milícias regionais apoiadas pela República Islâmica. “Juntamente com o Hamas, em Gaza, e o Hezbollah, no Líbano, os Houthis são uma das três milícias proeminentes apoiadas pelo Irã que lançam ataques contra Israel”, explicou.
Pazzuelo assinalou, ainda, que diversos países e organizações internacionais já reconheceram os Houthis como grupo terrorista, responsável por impor terror e medo, não só ao povo judeu e ao Estado de Israel, mas a todo mundo ocidental. “Nos últimos anos, os Houthis foram acusados de realizar e apoiar atos terroristas, incluindo ataques a navios comerciais no Mar Vermelho e no Golfo de Áden, colocando em risco a navegação internacional e segurança regional”, alertou o deputado.
Assessoria de Imprensa - CREDN