Instalado Grupo de Amizade Brasil – Itália com foco na cooperação

Brasília – O Grupo de Amizade Brasil – Itália foi instalado nesta quarta-feira, 11, com foco na cooperação técnica, cultural, comercial e política. O grupo será presidido pelo deputado Ricardo Barros (PR-PR). Segundo ele, “o nosso principal desafio será produzir resultados efetivos. Para tanto, vamos otimizar as missões e identificar temas específicos para um melhor intercâmbio entre os dois países”.
11/02/2015 14h38

Foto: Marcelo Rech

Instalado Grupo de Amizade Brasil – Itália com foco na cooperação

Grupo de Amizade Brasil – Itália pretende intensificar as relações políticas entre os dois países

Carlos Zarattini (PT-SP) destacou a importância do estreitamento das relações entre os respectivos parlamentos. “Temos uma imensa comunidade de descendentes italianos no Brasil e nossa prioridade será a troca de informações e experiências em relação às políticas públicas”. O deputado informou ainda que instalado o grupo, os deputados agora se reunirão com o embaixador italiano no Brasil, Raffaele Trombetta, para coordenarem ações conjuntas.

Para Zarattini, “há muito potencial a ser explorado nas relações entre Brasil e Itália. Por isso, compomos um grupo com parlamentares que já foram prefeitos e implementaram experiências conhecidas da Itália, outros que atuam em áreas como o tráfico de pessoas, saúde, educação e a dependência química, temas de interesse dos dois países”.

Ricardo Barros lembrou que as câmaras de deputados do Brasil e da Itália possuem um acordo de cooperação em vigor e representantes das comunidades italianas no Brasil têm representação junto aos consulados da Itália. “Além disso, dois deputados e um senador representam os brasileiros descendentes no Parlamento italiano”, afirmou. Rubens Bueno (PPS-PR) revelou que dos 60 milhões de descendentes de italianos no mundo, metade vive no Brasil.

Já o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Eduardo Barbosa (PSDB-MG), elogiou o trabalho desenvolvido pelo grupo na legislatura passada classificado por ele como “extremamente produtivo e frutífero”. O deputado acaba de assumir a presidência do Grupo de Amizade Brasil – União Europeia do qual os responsáveis pelos grupos bilaterais são membros efetivos.

 

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista Responsável: Marcelo Rech

Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br