Guatemala busca apoio do Brasil para política regional antidrogas

O ministro das Relações Exteriores da Guatemala Luis Fernando Carrera Castro pediu ao presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Nelson Pellegrino (PT-BA), o apoio do Brasil para a aprovação de uma nova política regional antidrogas. Segundo ele, o assunto será tratado entre 4 e 6 de junho na Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), que acontecerá naquele país.
17/04/2013 20h15

Marcelo Rech

Guatemala busca apoio do Brasil para política regional antidrogas

Carrera Castros afirmou que é preciso investir mais em prevenção com redução do consumo e da delinquência. De acordo com o chanceler guatemalteco, os Estados Unidos têm dois discursos em torno do assunto e o Brasil pode liderar este processo no hemisfério, principalmente por ter se tornado um país consumidor da droga produzida na Bolívia.

Segundo Nelson Pellegrino, “a política antidrogas é de redução de danos e no Brasil, há necessidade de uma maior integração entre o GSI e a SENAD”. O deputado sugeriu ainda a realização de um encontro parlamentar à margem da Assembleia Geral da OEA.

Super Tucano

O chanceler da Guatemala informou ainda que o país irá adquirir seis aeronaves de ataque leve Super Tucano, fabricados pela brasileira Embraer por US$ 117 milhões, numa operação de crédito envolvendo o BNDES. O banco também irá financiar a construção de duas rodovias naquele país e que estarão a cargo de uma construtora brasileira.

Marcelo Rech