Grupo Parlamentar Brasil – Itália terá Plano de Ação e foco na cooperação

Brasília – O Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Itália foi reinstalado nesta quarta-feira, 20, e será presidido pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR). Os parlamentares se reunirão após o Carnaval para detalhar o Plano de Ação que norteará as reuniões, debates e deliberações do grupo ao longo do ano, tema que será tratado também com o Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, nas próximas semanas.
20/02/2019 12h41

Edilson Holanda

Grupo Parlamentar Brasil – Itália terá Plano de Ação e foco na cooperação

Entre os temas que o grupo pretende abordar, estão a situação dos brasileiros na Itália e dos italianos no Brasil. Atualmente, cerca de 73 mil brasileiros residem na Itália. Os deputados Carlos Zarattini (PT-SP) e Paula Belmonte (PPS-DF), chamaram a atenção para as pressões sofridas pela Itália, no âmbito da União Europeia, para aumentar as restrições à entrada legal dos brasileiros no continente. 

“É fundamental que o grupo mantenha um diálogo estreito e permanente com o Parlamento italiano para evitarmos que a lei atual seja alterada, o que criará enormes dificuldades para os brasileiros descendentes de italianos”, advertiu Zarattini. “É um tema que constará do nosso Plano de Ação. A Itália tem grande interesse em elevar o nível das relações e as oportunidades se fazem presentes em todas as áreas”, observou Rubens Bueno. 

Além das questões consulares, o grupo também irá debruçar-se sobre temas de imigração, combate à criminalidade, Defesa e investimentos, entre outros. Vinicius Carvalho (PRB-SP), por exemplo, sugeriu que o grupo trabalhe para que o ensino do idioma italiano seja oferecido nas escolas brasileiras. Eros Biondini (PROS-MG), defendeu uma maior cooperação em temas sociais como em programas de recuperação de dependentes químicos, bem como uma aproximação estratégica com os consulados italianos no Brasil. Já Rodrigo Coelho (PSB-SC) quer resgatar e fortalecer a cultura italiana entre os brasileiros por meio de parceiras com os “Círcolos Italianos”.

  

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefone: 61 3216 6737

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena