Grupo Parlamentar Brasil – Itália é reinstalado e prepara agenda de trabalho

Brasília – O Grupo Parlamentar Brasil – Itália foi reinstalado nesta quarta-feira, 6, e já no dia 20 realiza reunião para a eleição dos membros da Comissão Diretora e uma agenda de trabalho a ser implementada ao longo do ano. No dia 21, será realizada sessão solene em comemoração ao Dia do Imigrante Italiano, primeira atividade organizada pelo grupo. A reinstalação contou com as presenças dos deputados Rubens Bueno (PPS-PR), Carlos Zarattini (PT-SP), Carmen Zanotto (PPS-SC) e Flávia Arruda (PR-DF).
06/02/2019 13h55

Edilson Holanda

 Grupo Parlamentar Brasil – Itália é reinstalado e prepara agenda de trabalho

Segundo Rubens Bueno, “as relações entre os dois países são históricas, tradicionais e o grupo parlamentar, um dos mais ativos do Congresso Nacional. Neste ano, vamos intensificar a agenda de trabalho com foco nas questões econômicas, comerciais e culturais”, afirmou. 

O deputado revelou ainda que o grupo irá organizar um simpósio na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) para discutir a agenda bilateral, identificar áreas de interesse e fortalecer a diplomacia parlamentar por meio de uma maior integração entre os parlamentares brasileiros e italianos. 

Rubens Bueno lembrou ainda que o grupo trabalhou intensamente para atender à uma das principais demandas do povo italiano que era a extradição do terrorista Cesare Battisti, que se encontrava foragido, mas na condição de refugiado político no Brasil, desde 2010. Ele foi preso na Bolívia e devolvido à Justiça da Itália. 

Além disso, assinalou a importância da visita ao Brasil da ministra da Defesa da Itália, Elisabetta Trenta, entre os dias 22 e 28 de janeiro. Em Brasília, ela reuniu-se com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e com os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. 

Além da capital, a ministra italiana visitou os estados de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro para os contatos decorrentes do processo de definição da indústria que irá fabricar navios de defesa marítima para o Brasil.

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefone: 61 3216 6737

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena