Grupo Parlamentar Brasil – Itália é reinstalado e prepara agenda de trabalho
Segundo Rubens Bueno, “as relações entre os dois países são históricas, tradicionais e o grupo parlamentar, um dos mais ativos do Congresso Nacional. Neste ano, vamos intensificar a agenda de trabalho com foco nas questões econômicas, comerciais e culturais”, afirmou.
O deputado revelou ainda que o grupo irá organizar um simpósio na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) para discutir a agenda bilateral, identificar áreas de interesse e fortalecer a diplomacia parlamentar por meio de uma maior integração entre os parlamentares brasileiros e italianos.
Rubens Bueno lembrou ainda que o grupo trabalhou intensamente para atender à uma das principais demandas do povo italiano que era a extradição do terrorista Cesare Battisti, que se encontrava foragido, mas na condição de refugiado político no Brasil, desde 2010. Ele foi preso na Bolívia e devolvido à Justiça da Itália.
Além disso, assinalou a importância da visita ao Brasil da ministra da Defesa da Itália, Elisabetta Trenta, entre os dias 22 e 28 de janeiro. Em Brasília, ela reuniu-se com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e com os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica.
Além da capital, a ministra italiana visitou os estados de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro para os contatos decorrentes do processo de definição da indústria que irá fabricar navios de defesa marítima para o Brasil.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefone: 61 3216 6737
www2.camara.leg.br/credn