Grupo Parlamentar Brasil – Argentina defende impulso da hidrovia Paraná - Paraguai
Brasília – O Grupo Parlamentar Brasil – Argentina defendeu nesta segunda-feira, 23, a reativação e o impulso da hidrovia Paraná – Paraguai como elemento fundamental para a consolidação do processo de integração regional. De acordo com o Embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños, “este é um projeto prioritário para o governo do presidente Mauricio Macri”.
Magariños revelou ainda que, por orientação do governo argentino, tem percorrido os estados brasileiros beneficiados pela hidrovia. “Nossa prioridade é reduzir os custos para uso pleno dessa plataforma, para todos”, afirmou. Na sua avaliação, Brasil e Argentina precisam abordar todos os obstáculos à integração bilateral e regional com o propósito de avançar no aprofundamento desse relacionamento.
Para o presidente do grupo, senador Fernando Collor (PTC-AL), “estes encontros que serão bimestrais, têm o objetivo de elaborar diagnóstico, identificar gargalos e discutir soluções para viabilidade da hidrovia dos Rios Paraguai-Paraná, entre outros temas que formam parte do relacionamento bilateral”. Ele lembrou ainda que os parlamentares argentinos membros do grupo naquele Parlamento irão tratar do assunto.
Vice-presidente do grupo e presidente da CREDN, Bruna Furlan (PSDB-SP) acredita que Brasil e Argentina precisam avançar no diálogo bilateral como forma de reduzir a burocracia sem pôr em risco a atividade de navegação fluvial. “Há um potencial imenso a ser explorado pela hidrovia Paraná – Paraguai, com ganhos econômicos e sociais não apenas para o Brasil e a Argentina, mas para todos os países do MERCOSUL. Este debate traz o tema para a agenda política e vamos trabalhar para que os respectivos legislativos contribuam com os dois governos, ouvindo também as agências regulatórias e os dois governos”, explicou.
Participaram do encontro, o professor Eduardo Ratton, Coordenador de Projetos do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná; Erick Moura de Medeiros, Diretor de Infraestrutura Aquaviárias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); Adalberto Tokarski, Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ); Edeon Vaz Ferreira, presidente da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio; Marcelo Cruz, Secretário-Executivo do ministério do Meio Ambiente; e Tarcisio Dal Maso Jardim, Consultor Legislativo do Senado Federal e Secretário-Executivo do Grupo Parlamentar.
Na próxima reunião do grupo, serão discutidas as medidas sanitárias e fitossanitárias adotadas pelos dois países.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514
www2.camara.leg.br/credn