Grupo Parlamentar Brasil – Alemanha irá trabalhar para ampliar a cooperação bilateral

Brasília – O Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Alemanha foi reinstalado nesta terça-feira, 19, e irá trabalhar para ampliar e fortalecer a cooperação bilateral por meio de uma agenda de encontros e debates, tanto com parlamentares dos dois países como também com empresários brasileiros e alemães. O grupo terá como presidente o deputado Nilson Pinto (PSDB-PA).
19/02/2019 18h10

Edilson Holanda

Grupo Parlamentar Brasil – Alemanha irá trabalhar para ampliar a cooperação bilateral

Na quinta-feira, 21, o parlamentar se reunirá com a deputada Yasmin Fahimi, presidente do Grupo Parlamentar Alemanha – Brasil, que estará em visita ao Congresso Nacional na companhia do Embaixador alemão, Georg Witschel. Na oportunidade, serão tratados temas da agenda bilateral a serem absorvidos pelos respectivos grupos. 

“Por meio da diplomacia parlamentar, vamos buscar a convergência das agendas com o objetivo de trabalharmos para que a cooperação bilateral e o comércio entre Brasil e Alemanha sejam fortalecidos”, afirmou Nilson Pinto. O deputado destacou ainda que “os dois países mantêm um laço histórico". 

De acordo com o Itamaraty, o relacionamento bilateral, alçado ao nível de Parceria Estratégica, em 2002, é marcado por ampla convergência de percepções, valores e interesses. “A Alemanha é uma das principais fontes da cooperação técnica recebida pelo Brasil. Os temas de meio ambiente e de desenvolvimento sustentável têm grande relevo na relação bilateral, bem como as áreas de florestas tropicais e de energias renováveis são os eixos principais da cooperação com o Brasil, incluindo eficiência energética em indústrias, edifícios e sistemas de transporte urbano. Além disso, Brasil e Alemanha possuem projetos de cooperação trilateral para países da América Latina e da África”, informou o ministério das Relações Exteriores.

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefone: 61 3216 6737

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena

Ações do documento