Grupo Parlamentar Brasil – Alemanha discute agenda bilateral com parlamentar alemã

Brasília – O Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Alemanha se reunirá no início de março para definir a agenda de trabalho a ser desenvolvida neste ano, com prioridade para a interação com o grupo homólogo no Parlamento alemão. Para tanto, os deputados brasileiros se reuniram com a deputada alemã Yasmin Fahimi, presidente do Grupo Parlamentar Alemanha – Brasil, nesta quinta-feira, 21.
21/02/2019 14h40

Edilson Holanda

Grupo Parlamentar Brasil – Alemanha discute agenda bilateral com parlamentar alemã

“Estamos reorganizando o grupo com o propósito de retomarmos a diplomacia parlamentar baseada na pluralidade e no diálogo. Reunimos um elenco muito qualificado de parlamentares interessados no aprofundamento das relações entre o Brasil e a Alemanha onde as questões ideológicas são colocadas de lado em benefício da agenda bilateral”, explicou Nilson Pinto. Ele informou ainda que o grupo foi criado em 1971. 

De acordo com Yasmin Fahimi, “o Brasil é o país mais importante da América Latina e conta com enorme peso internacional. Queremos avançar nesta institucionalização e estreitar a coordenação para que a cooperação entre os dois países avance e produza resultados”, afirmou. Ela propôs ainda que as respectivas sociedades civis sejam envolvidas nas discussões e possam participar de debates acerca dos desafios que se apresentam tanto para o Brasil como para a Alemanha. 

Entre os temas tratados e que deverão figurar na agenda de trabalho do grupo estão as políticas de imigração, direitos humanos, energias renováveis, mulheres, agronegócio e o Tratado de Livre Comércio MERCOSUL – União Europeia que se arrasta desde 1999. 

Política

 

Yasmin Fahimi também se disse preocupada com o avanço dos partidos de extrema-direita em todo o mundo. A deputada revelou que nas eleições para o Parlamento Europeu a serem realizadas no final de maio, o crescimento dos partidos de direita, extrema-direita e nacionalistas, irá aumentar a radicalização política na Europa. 

Já os deputados brasileiros manifestaram preocupação com a imagem do país que chega no exterior. Na visão de Nilson Pinto (PSDB-PA), Eduardo Barbosa (PSDB-MG) e Marcel Van Hattem (NOVO-RS), a sociedade brasileira está atenta e não permitirá que direitos e valores, bem como suas instituições, corram riscos. Para os deputados, o resultado das últimas eleições confirmou a solidez da democracia no Brasil. 

Além deles, participaram do diálogo os Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF), Lucas Redecker (PSDB-RS), Soraya Santos (PR-RJ), Flávia Arruda (PR-DF), e Heitor Schuch (PSB-RS), e o Embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel. 

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefone: 61 3216 6737

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena

Ações do documento