Geórgia apoia ingresso do Brasil em um Conselho de Segurança ampliado

A Geórgia quer ampliar as relações comerciais, econômicas e culturais com o Brasil, além de servir como hub para os mercados da Ásia Central.
19/08/2025 18h17

Assessoria de Imprensa CREDN

Geórgia apoia ingresso do Brasil em um Conselho de Segurança ampliado

Geórgia

Brasília – A Geórgia, república parlamentarista localizada no Cáucaso, no limite entre a Europa Oriental e a Ásia, pretende ampliar e aprofundar as relações comerciais, econômicas e culturais com o Brasil, além de servir como um importante hub entre o Brasil e os mercados da Ásia Central.

Foi o que assegurou o deputado Nikoloz Samkharadze, presidente da Comissão de Política Externa do parlamento georgiano, que nesta terça-feira, 19, se reuniu com o terceiro vice-presidente da CREDN, Luiz Nishimori (PSD/PR). Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Geórgia, Claudio Cajado (PP/BA) também participou do encontro.

“O governo da Geórgia tomou a decisão política de estreitar as relações com o Parlamento brasileiro e com o nosso país em diferentes áreas e devemos trabalhar em conjunto nesta direção”, afirmou Nishimori. O deputado destacou que “os acordos de livre comércio que a Geórgia mantém com a União Europeia e diversos outros países, também podem nos beneficiar”, acrescentou. Atualmente, a Geórgia está em processo para integrar a União Europeia até 2030. Para Nishimori, “O Brasil deve liderar, dentro do MERCOSUL, um movimento para que seja firmado um Tratado de Livre Comércio com a Geórgia”.

De acordo com Nikoloz Samkharadze, “a Geórgia apoia uma ampla reforma do sistema ONU e o ingresso do Brasil em um Conselho de Segurança que inclua mais países”, enfatizou. Ele também pediu o apoio da CREDN para que a Geórgia recupere os cerca de 20% do seu território hoje ocupados pela Rússia.

Durante o encontro, os deputados georgianos formularam convite para que membros da CREDN visitem o país para dar seguimento à cooperação e à Diplomacia Parlamentar. Além do deputado Nikoloz Samkharadze, integram a comitiva os deputados George Volski e a presidente do Grupo Parlamentar de Amizade com o Brasil e da Comissão de Educação, Ciência e Assuntos da Juventude, Mariam Lashkhi.

Assessoria de Imprensa - CREDN