General Girão é eleito para vaga da CREDN na Comissão Mista de Inteligência

Integrada por 12 parlamentares, seis senadores e seis deputados, as reuniões da CCAI são secretas e ela tem a prerrogativa de convocar autoridades e solicitar informações sobre as ações dos órgãos de inteligência brasileiros.
09/04/2025 16h12

Kayo Magalhães

General Girão é eleito para vaga da CREDN na Comissão Mista de Inteligência

Brasília – O deputado General Girão (PL-RN) foi eleito nesta quarta-feira, 9, para a vaga da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional. Ele recebeu 19 votos.

Em seu segundo mandato, o deputado ocupou o cargo de Secretário de Segurança Pública e de Defesa Social do Rio Grande do Norte e do município de Mossoró (RN). Exerceu, ainda, o cargo de Secretário de Justiça e da Cidadania de Roraima.

Girão ingressou no Exército Brasileiro em fevereiro de 1973 e graduou-se em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em 14 de dezembro de 1976. O deputado destacou a experiência acumulada na área de Inteligência e sublinhou a importância da CCAI na defesa dos interesses nacionais do Brasil.

A CCAI é responsável pela fiscalização das atividades de inteligência e contrainteligência no âmbito do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN), do qual a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) é o órgão central. O SISBIN conta com 47 órgãos governamentais.

Assessoria de Imprensa - CREDN