Notícias
-
29/09/2015 - Parlamentares kwaitianos visitam Câmara dos DeputadosCom o objetivo de aprofundar as relações bilaterais e reforçar os laços de amizade entre os dois países, um grupo de parlamentares do Kwait, acompanhados pelo embaixador do país no Brasil, Ayadah AlSaidi, em visita à Câmara, reuniu-se com membros da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN).
-
24/09/2015 - Amizade Brasil – Irã: grupo é reinstalado com sucessoIntegrado por deputados e senadores, o Grupo de Amizade Brasil – Irã foi reinstalado nesta quinta-feira, 24/9, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) e contou com a presença de diversos parlamentares, além da presidente da Comissão, Jô Moraes (PC do B/MG) e do embaixador iraniano, Mohammad Ali Ghanezadeh.
-
23/09/2015 - Equador pede que Brasil apoie sentença contra a empresa ChevronEm encontro realizado em 23/9, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), um grupo de representantes do governo equatoriano reuniu-se com os deputados Jô Moraes (PC do B/MG) – presidente da CREDN – e Edinho Bez (PMDB/SC) para discutir a homologação pelo Brasil de sentença pronunciada pela justiça do Equador, condenando a gigante do petróleo Chevron ao pagamento de US$ 9 bilhões por danos causados ao meio ambiente e populações indígenas daquele país.
-
23/09/2015 - Xenofobia volta à pauta de discussões da Comissão"É preciso ouvir os imigrantes. Para se criar leis, antes será preciso ouvir aqueles para quem se cria". Esta foi a mensagem deixada por Renel Simon, imigrante haitiano que vive há três anos no Brasil e atua no atendimento a refugiados no Centro de Referência e Assistência Social do Vale do Taquari (RS).
-
21/09/2015 - Jô Moraes elogia criação de força-tarefa para apoio a refugiadosConstruir, em âmbito nacional, uma articulação nos moldes da que acontece em Minas Gerais, que apoia e acolhe refugiados sírios e haitianos. Esta é a intenção da presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputada Jô Moraes (PCdoB/MG), revelada durante uma reunião no Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, em 21/9. Inicialmente formado para apoiar 74 refugiados sírios, o grupo ampliou sua ação aos haitianos que vivem na região metropolitana de Belo Horizonte, em razão da precariedade em que se encontram.
-
20/09/2015 - Presidente da Comissão aprova rejeição de embaixador"Louvável, corajosa e fiel aos princípios norteadores das relações internacionais do Brasil". Assim a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputada Jô Moraes (PCdoB/MG) reagiu à decisão da presidente Dilma Rousseff de rejeitar a indicação de Dani Dayan para assumir a Embaixada de Israel no Brasil. O comentário, feito em 20/9, mostrou a importância do tema.
-
16/09/2015 - Reunião ordinária aprova convite a ministro da Defesa para debater terrorismoDiscutir as política públicas no Mercosul, as ações de prevenção contra atos terroristas na Olimpíada de 2016, a Política Nacional de Defesa e debater um novo modelo financeiro internacional – de autoria dos deputados Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Arlindo Chinaglia (PT/SP), e Jô Moraes (PCdoB/RJ) – foram alguns dos requerimentos aprovados na reunião extraordinária da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), nesta quarta-feira, 16/9.
-
15/09/2015 - Paraguai: parlamentares visitam a Câmara e encontram-se com membros da ComissãoUma delegação de 25 parlamentares paraguaios em visita à Câmara dos Deputados, participou de um encontro com representantes da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
-
15/09/2015 - Comissões debatem os preparativos para a Segunda Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no TrânsitoEm audiência pública conjunta das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), de Seguridade Social e Família (CSSF) e de Viação e Transportes (CVT), foram debatidos “Os preparativos para a Segunda Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito”. A reunião aconteceu a partir dos requerimentos feitos pelos deputados Hugo Leal (PROS/RJ), Jô Moraes (PC do B/MG) e Christiane Yared (PTN/PR), em 15/9.
-
10/09/2015 - Costa Rica se interessa por modelo brasileiro de agricultura familiar“Gostaríamos que o Brasil ficasse como o modelo de relacionamento que a Costa Rica quer ter com o mundo”. A declaração, feita pelo embaixador costarriquenho no Brasil, Jairo Valverde Bermudez, ocorreu durante sua visita à Comissão de Relações Exteriores e de Justiça (CREDN), em 10/9. Além da presidente da CREDN, deputada Jô Moraes (PC do B/MG), participou do encontro o deputado Edinho Bez (PMDB/SC).
-
09/09/2015 - Jornal da CREDN - 04 - 2015"O tema migração é intrínseco à natureza humana. Ao longo da história da humanidade, a migração é parte de um processo fundamental da existência humana. Nunca foi diferente". As palavras de Beto Vasconcelos, secretário nacional do Ministério da Justiça, abriram a audiência pública sobre a reforma da legislação migratória e o tratamento dispensado aos estrangeiros no país, por requerimento do Deputado Heráclito Fortes (PSB/PI).
-
09/09/2015 - Reunião Ordinária aprecia pedidos sobre América Latina e refugiadosEm reunião ordinária da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realizada nesta quarta-feira, 9/9, foram apresentados cinco requerimentos. Deste total, quatro foram aprovados, e um, retirado de pauta.
-
09/09/2015 - Deputada Jô Moraes critica edição de decreto dos militaresA presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Jô Moraes (PCdoB/MG), em pronunciamento no Plenário da Câmara dos Deputados, fez questão de registrar o grande equívoco que foi a forma de edição do Decreto nº 8.515/2015.
-
09/09/2015 - Comissão aprova moção de apoio ao MERCOSULFoi aprovado, na última semana, o Requerimento nº 2735/2015, de autoria do Deputado Luiz Lauro Filho (PSB/SP), solicitando o envio de Moção de Apoio aos países membros do Mercosul – Mercado Comum do Sul. O documento exorta o fortalecimento das relações comerciais intrabloco e extrabloco.
-
04/09/2015 - Nota sobre a morte da criança síria refugiadaFoi com profunda consternação que recebemos a trágica imagem da criança afogada em uma praia na Turquia. Refugiados em todo o mundo buscam apoio e abrigo para suas vidas em países que, acreditam, poderão lhes oferecer um futuro melhor. Futuro que o pequeno Aylan Kurdi e sua família jamais terão.