Filipe Barros destaca importância da Diplomacia Parlamentar no BRICS

As comissões de Relações Exteriores podem e devem colaborar ativamente com o BRICS, tratando do desenvolvimento de instrumentos financeiros inovadores e da adoção de estratégias para mitigar riscos sistêmicos.
03/06/2025 12h00

Alan Santos

Filipe Barros destaca importância da Diplomacia Parlamentar no BRICS

BRICS

Brasília – O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Filipe Barros (PL/PR) destacou a importância da Diplomacia Parlamentar para o aprofundamento e fortalecimento do BRICS. O deputado abriu, nesta terça-feira, 3, a reunião dos presidentes das comissões de Relações Exteriores dos países do bloco.

De acordo com Barros, “a diplomacia parlamentar assume, no século XXI, um papel indispensável que transcende as fronteiras tradicionais da política externa. Somos o elo entre os compromissos internacionais assumidos por nossos governos e as sociedades que representamos”, afirmou.

Na sua avaliação, o compartilhamento de boas práticas legislativas, da fiscalização da Administração Pública e da ampliação do debate democrático sobre questões internacionais, “contribui decisivamente para a implementação dos compromissos firmados no contexto do BRICS e da cooperação entre nossos países”, explicou.

Filipe Barros defendeu a realização de mais encontros como este, inclusive com outros blocos e países. “É no diálogo direto entre as CREDNs que a Diplomacia Parlamentar se sobressai. Os parlamentares são legítimos representantes do conjunto de suas sociedades e é nos parlamentos que os acordos são efetivamente debatidos e ratificados. Hoje, tratamos do BRICS, mas podemos fazê-lo em relação ao MERCOSUL e o acordo com a União Europeia e mesmo bilateralmente com os países da região e os principais parceiros políticos e comerciais do Brasil”, concluiu.

Assessoria de Imprensa - CREDN