Exército apresenta projetos estratégicos no Comando Militar do Sul

Brasília - Entre os dias 27 e 29 de junho, o Comando do Exército promoveu viagem parlamentar ao Comando Militar do Sul (CMS) com visitas às cidades de Foz do Iguaçú (PR) e Santa Maria (RS). Os parlamentares puderam conhecer detalhes sobre os projetos estratégicos da Força, especificamente o PROTEGER e o blindado Guarani. Em Foz do Iguaçú, também estiveram no Complexo Hidrelétrico de Itaipu, uma das principais infraestruturas críticas do país.
02/07/2013 15h00

Foto: Exército Brasileiro

Exército apresenta projetos estratégicos no Comando Militar do Sul

Parlamentares conhecem a estrutura de blindados em Santa Maria (RS)

Na oportunidade, o Centro de Instrução de Blindados de Santa Maria recebeu a primeira Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média sobre Rodas Guarani desenvolvida com base em um dos sete projetos estratégicos do Exército.

Trata-se de uma viatura blindada de transporte de pessoal, anfíbia e com capacidade para transportar até onze militares; possui proteção antiminas, sob as rodas, proteção balística composta de blindagem contra tiros de 7,62 mm e estilhaços de granadas de artilharia 155 mm, e atinge velocidade máxima de 100 km/h.

PROTEGER

O objetivo do projeto é atender as 664 Estruturas Estratégicas Terrestres do país, sendo 222 apenas no setor de energia. Dos países dos BRICS, o Brasil é o único que ainda não conta com um projeto desta envergadura. O PROTEGER contempla ações de defesa contra agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares e será implementado ao longo de 12 anos ao custo de R$ 10 bilhões. Para o Exército, este aporte não se compara com os valores diretos e indiretos das estruturas protegidas.

 

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista responsável: Marcelo Rech

Fone: 55 61 3216-6739

E-mail: marcelo.rech@camara.gov.br

Web: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn