Espionagem: Audiência irá debater medidas adotadas pelo Brasil

Brasília – As comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), da Câmara dos Deputados, realizam na próxima terça-feira, 24, às 14h30, audiência pública para debater as medidas adotadas pelo Brasil após as denúncias de espionagem praticadas pela Agência Nacional de Segurança (NSA), dos Estados Unidos. Participarão do evento, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, José Elito Siqueira; e o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, Wilson Roberto Trezza.
18/09/2013 15h53

Foto: Marcelo Rech

Espionagem: Audiência irá debater medidas adotadas pelo Brasil

Deputados debatem acerca das denúncias de espionagem e a importância da defesa cibernética para o país

Autor do requerimento, o deputado Mendonça Filho (DEM-PE), explicou que "diante da gravidade das notícias, entendemos ser imprescindível ouvirmos as autoridades sobre as medidas, as políticas e os investimentos em segurança da informação que são ou que deveriam estar sendo adotados pelo Brasil".

Segurança Cibernética

A CREDN aprovou ainda requerimento do deputado Nelson Pellegrino para que seja realizada audiência pública destinada a avaliar a estrutura e o funcionamento da defesa cibernética do Brasil, suas vulnerabilidades e desafios à segurança digital e aos interesses do país.

Segundo ele, "a segurança cibernética e a proteção do ciberespaço são fundamentais para a defesa e a despeito da relevância desse aspecto, o Brasil conta tão somente com um incipiente Centro de Defesa Cibernética, do Exército, e a PF, de um departamento de repressão aos cibercrimes".

Na sua avaliação, "pior que o risco decorrente da ausência de proteção é o perigo de sabotagens das nossas infraestruturas críticas, como redes de energia, gás, água, os transportes públicos, as transações financeiras, a produção industrial, a diversidade biológica e a produção de alimentos".

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista Responsável: Marcelo Rech

Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br