Erradicação da pólio e cobertura vacinal, os temas do Rotary na CREDN
Brasília – A completa erradicação da pólio com a ampliação da cobertura vacinal em todo o mundo, foi o tema tratado nesta terça-feira, 27, pelo presidente da CREDN, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) com o curador da Fundação Rotária, Marcelo Demétrio Haick. Ambos entendem que a presidência brasileira do G-20, representa uma grande oportunidade para o fortalecimento dessas ações.
De acordo com Haick, apenas Paquistão e Afeganistão apresentam quadro endêmico em relação à pólio. “No entanto, observamos uma queda na cobertura vacinal em todo o mundo, o que nos preocupa muito, pois muitos países onde a pólio foi erradicada, podem ser impactados”, afirmou.
Ele revelou, ainda, que o Rotary Internacional tem mapeado possíveis parceiros para a realização de projetos e eventos que tenham a erradicação da doença como prioridade. A CREDN, por exemplo, pode ser uma importante voz na interlocução do Rotary com o corpo diplomático estrangeiro.
“Além da CREDN, vamos envolver também a Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos e o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), que reúne uma parte importante do setor privado brasileiro. Por meio desses atores, podemos contribuir com campanhas, projetos e, até mesmo, com as posições a serem adotadas, no final do ano, pelos Chefes de Estado do G-20 que se reunirão no Brasil”, adiantou Paulo Alexandre.
O Rotary Internacional é uma associação de clubes de serviços cujo objetivo declarado é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos e a paz a nível internacional. Existem mais de 37 mil clubes Rotary no mundo, com cerca de 1,120 milhões de membros, chamados rotarianos.
Assessoria de imprensa - CREDN