Embaixador do Paraguai defende MERCOSUL forte em audiência na CREDN

Em reunião com Aécio Neves, Juan Ángel Delgadillo afirmou que o bloco não pode se dividir sob pena de desaparecer. Ele também defendeu a rarificação do Acordo de Livre Comércio com a União Europeia
21/10/2021 09h58

Assessoria de Imprensa

Embaixador do Paraguai defende MERCOSUL forte em audiência na CREDN

Brasília - O Embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Ángel Delgadillo, se reuniu nesta quarta-feira, 20, com o deputado Aécio Neves (PSDB-MG), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, com quem conversou sobre a importância dos parlamentares trabalharem na defesa da unidade do MERCOSUL.

De acodo com Delgadillo, os países do bloco precisam atuar de forma conjunta, inclusive quanto à revisão da Tarifa Externa Comum (TEC). Ele também afirmou que o Paraguai é favorável a um acordo comercial, não político, com a China, desde que fechado pelo MERCOSUL e não individualmente.

“Manter a unidade da Tarifa Externa Comum, a coluna vertebral do MERCOSUL, é fundamental para que o bloco busque resultados tangíveis para todos os países. Além disso, é o que nos torna mais fortes, a nossa unidade e integração, frente aos demais blocos e países”, afirmou o deputado.

Os dois conversaram, ainda, sobre as obras da Ponte da Integração e o apoio da Itaipu Binacional para ações sociais como a construção de postos de saúde em regiões pobres do Paraguai. Delgadillo reconheceu, também, que as negociações do Anexo C, do Tratado de Itaipu, é um tema extremamente sensível no país, pois não é tratado apenas como um tema econômico.

Sobre o Acordo de Livre Comércio entre o MERCOSUL e a União Europeia, os dois coincidiram em que “uma negociação de mais de 20 anos não pode ser perdida e que todos os atores devem trabalhar para preservar o acordo alcançado em 2019”.

 

 

Assessoria de Imprensa - CREDN