Embaixador do Nepal defende criação de grupo parlamentar com o Brasil

Brasil e Nepal estabeleceram relações diplomáticas em 1976 e essas relações têm se consolidado nos últimos anos, desde que o Nepal abriu sua Embaixada em Brasília em fevereiro de 2010 e o Brasil retribuiu abrindo sua Missão em Katmandu em outubro de 2011.
31/10/2024 16h39

Assessoria de Imprensa/CREDN

Embaixador do Nepal defende criação de grupo parlamentar com o Brasil

O Embaixador do Nepal no Brasil, Nirmal Raj Kafle, defendeu nesta quarta-feira, 30, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), a constituição do grupo parlamentar de amizade Brasil – Nepal, como instrumento para fortalecer as relações bilaterais.

Em reunião com o presidente da CREDN, Lucas Redecker (PSDB-RS), Kafle informou que o Parlamento do seu país criou o grupo parlamentar em março deste ano, integrado por seis congressistas nepaleses. “Esta é uma medida importante para tornarmos as relações entre os dois países ainda mais fortes”, afirmou.

Atualmente, as relações bilaterais têm na cooperação técnica a sua principal vertente, por meio de projetos ligados à área social, como a proteção à infância, e político-institucionais, como governança e gestão federativa. Mas o Nepal tem interesse em receber projetos e consultoria de empresas brasileiras na construção de usinas hidrelétricas, dado o grande potencial de seus rios para a geração de energia.

De acordo com Lucas Redecker, “vamos trabalhar para que este grupo seja constituído na Câmara dos Deputados e possa atuar não apenas no fortalecimento das iniciativas em curso, mas também na identificação de novas áreas de atuação conjunta”, assinalou.

 

Assessoria de imprensa - CREDN