Embaixador da Geórgia defende aprofundamento das relações comerciais

O Embaixador da Geórgia no Brasil, David Solomonia, defendeu o aprofundamento das relações comerciais com o Brasil hoje estimadas em cerca de US$ 80 milhões e afirmou que há potencial para crescimento do comércio em várias áreas. No entanto, em audiência com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Bruna Furlan (PSDB-SP), ele destacou que “os recursos humanos são o principal produto nacional brasileiro”.
17/10/2017 18h15

Benjamim Sepulvida

Embaixador da Geórgia defende aprofundamento das relações comerciais

David Solomonia também revelou que a Política Externa da Geórgia está passando por uma atualização, mas que a prioridade para o relacionamento com o Brasil não apenas será mantida como reforçada. Brasília abriga a primeira embaixada georgiana aberta na América Latina em 2010. De acordo com o diplomata, a exemplo do Brasil, a Geórgia também apoia a reforma do sistema ONU.

 Na avaliação de Bruna Furlan, “a Geórgia goza de um regime de livre comércio com a União Europeia, os Estados membros da EFTA, a China e todos os vizinhos imediatos. Além disso, mantém consultas com a Índia e outros países aproveitando a sua localização geográfica estratégica, onde as oportunidades inovadoras e o clima de investimento favorável combinam-se para tornar o país um destino atraente em todo o mundo, especificamente em áreas como transportes, energia, comunicações, turismo, agricultura e outros”.

 O Embaixador Solomonia reiterou ainda convite para que as respectivas comissões de Relações Exteriores possam intercambiar missões parlamentares. Ele acredita que o papel dos Parlamentos é fundamental para o relançamento das relações bilaterais e a consolidação do Brasil como parceiro estratégico da Geórgia.

 

 

  

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena