Embaixador da França pede atenção com projetos de Defesa na CREDN
Atualmente, Brasil e França desenvolvem, entre outros, os projetos de produção de helicópteros de transporte do tipo EC-725 no âmbito do Programa HX-BR; o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), coordenado pela Marinha; e o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC).
De acordo com o diplomata, vários desses projetos estão enfrentando cortes orçamentários que podem comprometê-los. Um dos casos mais sensíveis diz respeito à Helibrás, que investiu R$ 430 milhões na linha de produção de 50 helicópteros para as Forças Armadas, e outros R$ 80 milhões nas instalações do Centro de Treinamento e Simuladores (CTS) no Rio de Janeiro.
“É claro que a parceria com a França, que envolve transferência de tecnologia, é essencial para as nossas Forças Armadas e para o Brasil e vamos discutir essas questões com o ministério da Defesa e com os comandos da Aeronáutica e da Marinha. Não podemos esquecer que praticamente todos os principais grupos franceses dos setores de Defesa e alta tecnologia encontram-se implantados no Brasil ou em vias de ampliar investimentos locais em associação com parceiros nacionais”, afirmou.
Essa presença se dá por meio da DCNS (defesa naval), THALES (eletrônica de defesa e espaço), SAFRAN (motores e equipamentos de defesa aeroespaciais), DASSAULT (aviões de caça), MBDA (mísseis), NEXTER (artilharia e comunicações) e o conglomerado de empresas EADS: ASTRIUM (espaço), CASSIDIAN (sistemas eletrônicos e veículos aéreos não tripulados), EUROCOPTER (helicópteros) e AIRBUS MILITARY (aviões de transporte militar).
Laurent Bili afirmou que a greve na Guiana Francesa, que impediu o lançamento do Satélite Geoestacionário, foi resolvida e que o lançamento deve ser confirmado para o início de maio, na Base de Lançamentos de Kourou.
Bruna Furlan revelou ainda que o Acordo de Férias-Trabalho aprovado em 2016 na CREDN, com relatoria do deputado Pedro Vilela (PSDB-AL), foi aprovado recentemente na Comissão de Trabalho e seguirá para a CCJ, onde o ex-presidente da Comissão buscará a relatoria para dar celeridade ao processo. Também participaram do encontro os deputados Claudio Cajado (DEM-BA) e Milton Monti (PR-SP).
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514