Embaixada receberá orquestra gaúcha em celebração dos 200 anos da imigração alemã
Brasília – A Embaixada da Alemanha realizará, em maio, um dia de portas abertas para celebrar os 200 anos da imigração alemã ao Brasil, com a participação da orquestra gaúcha da Associação Cultural Westfaliana, de Westfália (RS). Foi o que assegurou a Embaixadora Bettina Cadenbach, ao presidente da CREDN, Lucas Redecker (PSDB-RS), nesta terça-feira, 9.
Na oportunidade, o deputado apresentou a programação que a orquestra cumprirá no próximo mês de agosto em 12 cidades alemãs com a turnê “Passos e Acordes da Tradição”, em parceria com o Grupo de Danças Westfälische Tanzgruppe.
“Esta será uma oportunidade ímpar para a comunidade alemã do Rio Grande do Sul, onde uma Comissão do Bicentenário foi estabelecida para a realização de vários eventos ao longo do ano. Tivemos uma excelente receptividade por parte da Embaixada e os nossos conterrâneos levarão para a Alemanha, em agosto, esta experiência marcante”, explicou o deputado.
Política Exterior
Durante o encontro, Lucas Redecker e a Embaixadora Bettina Cadenbach, também conversaram sobre diferentes temas das agendas regional e internacional. A diplomata se disse preocupada, por exemplo, com a expansão do BRICS para países não democráticos e destacou a importância do Brasil como player global e ator relevante para a solução de conflitos.
“Nós manifestamos a nossa preocupação com a adoção de uma política externa ideológica, que prioriza o alinhamento com países autoritários como Cuba, Venezuela e Nicarágua, ao mesmo tempo em que se afasta de parceiros tradicionais”, revelou Redecker.
Segundo ele, “o Brasil deve aproveitar a presidência do G20 e a realização da COP-30, para expor as suas virtudes. Temos um enorme potencial em termos de recursos naturais que, naturalmente, geram cobiça e produzem ruídos políticos”, acrescentou o presidente da CREDN.
Assessoria de imprensa - CREDN