Eduardo Bolsonaro discute parcerias com a República Tcheca

Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Eduardo Bolsonaro se reuniu nesta quarta-feira, 10, com a Embaixadora Sandra Lang Linkensederová, e o deputado tcheco Pavel Juricek, membro da Comissão de Orçamento e presidente do Comitê de Ciência, Pesquisa e Inovação, do Parlamento nacional.
11/04/2019 14h44

Alexandre Magno

Eduardo Bolsonaro discute parcerias com a República Tcheca

Brasília – Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Eduardo Bolsonaro se reuniu nesta quarta-feira, 10, com a Embaixadora Sandra Lang Linkensederová, e o deputado tcheco Pavel Juricek, membro da Comissão de Orçamento e presidente do Comitê de Ciência, Pesquisa e Inovação, do Parlamento nacional. Os três repassaram temas da agenda bilateral com foco em novas parcerias.

No dia 24 de janeiro, em Davos, na Suíça, o presidente Jair Bolsonaro, reuniu-se com o Primeiro-Ministro da República Tcheca, Andrej Babis. Um dos temas tratados foi a questão migratória, principal desafio europeu da atualidade, mas também para o Brasil com a chegada dos venezuelanos através da fronteira com Roraima.

Durante o diálogo, ficou patente a importância da retomada dos trabalhos pela Comissão Mista de Cooperação Econômico-Comercial, instituída em acordo assinado em 2008, e que se reuniu pela primeira vez em Praga, em maio de 2010.

Outro tema em destaque diz respeito à cooperação em matéria de Defesa. Em abril de 2011, a Embraer e a Aero Vodochody firmaram acordo para viabilizar a participação da empresa tcheca no projeto do cargueiro KC-390. A companhia encarregou-se da produção da fuselagem traseira, portas, a rampa de carga e os slats da aeronave. De acordo com os entendimentos entre Embraer e Aero Vodochody, há a expectativa de que a República Tcheca adquirira duas unidades do KC-390 para sua Força Aérea.

Além disso, a escolha, pela Força Aérea Brasileira, do Gripen NG da Saab no âmbito do Programa FX-2, oferece possibilidades de cooperação com a República Tcheca no longo prazo, uma vez que as forças daquele país utilizam os caças JAS-39 Gripen há uma década.

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefone: 61 3216 6737

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena