Documentos da Defesa serão objetos de audiências públicas na CREDN

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados realizará uma série de três audiências públicas destinadas a debater a atualização dos três principais documentos norteadores da Defesa.
29/03/2017 16h20

Assessoria Dep. Bruna Furlan

Documentos da Defesa serão objetos de audiências públicas na CREDN

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados realizará uma série de três audiências públicas destinadas a debater a atualização dos três principais documentos norteadores da Defesa: o Livro Branco da Defesa Nacional, a Estratégia Nacional de Defesa e a Política Nacional de Defesa. A proposta aprovada é de autoria da presidente do Colegiado, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP) e envolverá civis e militares que participaram da elaboração das novas versões, bem como de especialistas brasileiros e estrangeiros que lidam com os temas que dizem respeito à Segurança Internacional.

 

As novas versões dos documentos foram entregues ao Congresso Nacional em 24 de novembro do ano passado pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, autor da emenda que tornou obrigatória a análise pelo Congresso Nacional dos três documentos antes de entrarem em vigor por meio de decreto presidencial.

 

Segundo ela, “os documentos da Defesa são extremamente relevantes não apenas sob a ótica da nossa indústria nacional, do desenvolvimento tecnológico, da pesquisa e da inovação, mas também sinalizam ao mundo as pretensões do Brasil como potência média preocupada em contribuir com a paz internacional, assegurando sua própria segurança, de sua população e de suas riquezas naturais”, disse.

 

A deputada propôs a participação da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED), do Instituto Brasileiro de Estudos de Defesa Pandiá Calógeras (IBED), do ministério da Defesa, da Associação Brasileira das Empresas de Segurança e Defesa (ABIMDE), do Comitê da Indústria de Defesa da FIESP, entre outros, além de think tanks nacionais e internacionais, reconhecidamente envolvidos nas discussões sobre o tema.

 

Após as atualizações, os documentos passarão por análise de um Comitê de Supervisão Estratégica e pela Casa Civil da Presidência da República.

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514