Documentos da Defesa são aprovados pela Comissão de Controle das Atividades de Inteligência
De acordo com os documentos apreciados na CCAI, a Defesa será baseada em três fundamentos: o Poder Nacional, Ações de Diplomacia e Setor de Defesa. O Poder Nacional é a capacidade que tem o país para alcançar e manter os Objetivos Nacionais, em conformidade com a vontade nacional, manifestando-se nas Expressões Política, Econômica, Psicossocial, Militar e Científico-tecnológica.
“Ao aprovarmos os documentos da Defesa, reafirmamos o compromisso da CCAI com os temas e setores estratégicos de interesse nacional, que são o nuclear, o cibernético e o espacial”, destacou Bruna Furlan. Na sua avaliação, “ao ratificarmos esses documentos, enviamos uma importante mensagem à comunidade internacional acerca dos objetivos e prioridades do Brasil como protagonista regional e ator global”, assinalou.
Segundo Fernando Collor, “esses documentos são de extrema importância para a vida nacional e devem ser lidos por todos. Como ponto a ser evoluído, cremos que merece destaque as ações de Garantia da Lei e da Ordem, cujos documentos apenas indicam que se darão de forma episódica e pontual em colaboração com os órgãos de Segurança Pública, sobretudo em ilícitos transnacionais perpetrados na faixa de fronteira”, concluiu.
A CCAI é integrada por 12 parlamentares, sendo seis deputados e seis senadores.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514
www2.camara.leg.br/credn