Diretor-Geral da OMC afirma que eleição é reconhecimento do Brasil

Brasília – O Embaixador Roberto de Carvalho de Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), afirmou que sua eleição para o cargo marca o reconhecimento internacional do Brasil. Nesta quarta-feira, 22, ele foi recebido na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados. "O Brasil chegou para ficar. Há um reconhecimento de que temos participação ativa, capacidade, competência e quadros para comandar os mecanismos de governança global", afirmou.
22/05/2013 17h30

Foto: Marcelo Rech

Diretor-Geral da OMC afirma que eleição é reconhecimento do Brasil

Diretor-geral da OMC é recebido na CREDN

Azevêdo apontou a retomada da Rodada Doha como o principal desafio à frente da OMC. Reconheceu as dificuldades em torno do tema, mas defendeu a adoção de soluções que não descaracterizem o que foi conquistado. As negociações estão travadas desde 2001. "A Rodada Doha é extremamente importante, mas a evolução nesse processo tende a ser lenta", revelou.

Representante permanente do Brasil na organização, Roberto Azevêdo também falou sobre as medidas protecionistas adotadas por diversos países diante da crise internacional. Na sua avaliação, "isso não é benéfico para ninguém e o pior é que estas medidas tendem a ser copiadas".

Ele também defendeu a busca por maior competitividade no mercado internacional e se disse contrário aos modelos econômicos fechados. Na CREDN, o embaixador foi elogiado por seu papel nas vitórias obtidas em relação aos subsídios norte-americanos ao algodão e contra a União Europeia pelos subsídios à exportação de açúcar.

O embaixador assume o cargo em 1º de setembro para um mandato de quatro anos.

 

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista responsável: Marcelo Rech

Fones: (61) 3216-6748 - e-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

https://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn