Deputados cobram solução para assaltos a brasileiros na Venezuela
Foto: Marcelo Rech
CREDN e CINDRA discutem soluções para assaltos e extorsões praticadas contra brasileiros na Venezuela
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, deverá receber um grupo de parlamentares na próxima semana para discutir o assunto. Além disso, os deputados também reivindicaram melhorias na infraestrutura dos consulados brasileiros naquele país para o atendimento dos cidadãos brasileiros residentes e em trânsito. Atualmente, 17 mil brasileiros residem na Venezuela.
Nelson Marquezelli (PTB-SP) defendeu o congelamento das relações bilaterais enquanto o problema persistir. Na sua avaliação, "a Câmara dos Deputados deve segurar todo e qualquer projeto que trate de cooperação com a Venezuela e, caso não haja disposição do governo venezuelano em adotar providências que ponham fim às extorsões, assaltos e humilhações contra os brasileiros, podemos até estudar a expulsão da Venezuela do Mercosul".
Turismo
Os deputados também prometeram intensificar as campanhas contra o turismo brasileiro na Venezuela. Agências de turismo de Roraima já não comercializam pacotes para o país vizinho.
Édio Lopes (PMDB-RR) revelou que "o Brasil deixou de importar calcário da Venezuela porque os caminhoneiros não davam conta de pagar propina à Guarda Nacional. Enquanto isso, o Itamaraty mantém uma postura extremamente débil".
Autor do requerimento para a audiência, o deputado Francisco Praciano (PT-AM), reconheceu a gravidade da situação e não descartou defender o fechamento da fronteira entre os dois países. "O assunto diz respeito à defesa nacional e os riscos são cada vez maiores", afirmou.