Deputados cobram informações sobre exercício militar do Brasil com os EUA
Brasília - A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou nesta quarta-feira, 20, dois requerimentos apresentados pelos deputados Paulão (PT-AL) e Arlindo Chinaglia (PT-SP), em que cobram detalhes acerca do Combined Operations and Rotation Exercises (CORE 21) a ser realizado no Vale do Paraíba, entre 28 de novembro a 18 de dezembro.
Paulão quer saber, por exemplo, quantos militares brasileiros participarão do exercício, que equipamentos serão empregados no exercício, além do seu custo estimado. Além disso, o deputado pede informações sobre outros exercícios que o Brasil realizou ou planeja realizar, de adestramento militar combinado, com outros países.
Já o deputado Arlindo Chinaglia pede a criação de uma missão de parlamentares composta por membros da CREDN para acompanhar o exercício. Ele lembra que o primeiro CORE foi realizado nos EUA, entre janeiro e março deste ano, em Fort Polk, na Louisiana, e que estão previstas manobras conjuntas em todos os anos até 2028.
O presidente da CREDN, Aécio Neves (PSDB-MG), informou que, no dia 27 de outubro, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, participará de audiência pública da Comissão, para falar sobre os documentos da Defesa. “Esta será uma excelente oportunidade para tirarmos todas as dúvidas a respeito do exercício a ser realizado com os EUA e tratarmos da agenda de outras manobras conjuntas já previstas”, afirmou.
Assessoria de Imprensa - CREDN