Deputado quer esclarecimentos do ministro sobre o Brasil não se armar

O ministro da Defesa comparecerá à CREDN no da 17 de maio, para falar sobre as prioridades para 2023 e os projetos estratégicos das Forças Armadas. Na oportunidade, ele será chamado a expor sobre as necessidades de reequipamento e modernização do Exército, Marinha e Aeronáutica
03/05/2023 17h08

Bruno Spada

Deputado quer esclarecimentos do ministro sobre o Brasil não se armar

Brasília – O deputado Luiz Phillipe de Orleans e Bragança (PL-SP), logrou a aprovação de um requerimento de sua autoria, para que o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, preste esclarecimentos sobre estratégias que afetam diretamente a soberania nacional. O ministro participará de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), no dia 17 de maio.

Segundo Luiz Phillipe, “inúmeros têm sido os sinais que o Ministério da Defesa tem enviado que demonstram entendimento polêmico acerca da defesa da soberania nacional. Por exemplo, em entrevista à imprensa, no dia 11 de abril, o ministro afirmou que "o mundo, não sei porque, está se armando" e completou "o Brasil não vai se armar". Questiono, com base em quais informações e qual estratégia o ministro afirma não haver necessidade de o Brasil se armar?”, questionou.

O deputado considera que o contexto da guerra entre Rússia e Ucrânia, que envolve pactos militares e outros países, bem como o combate ao tráfico de drogas e outras atividades criminosas recorrentes na região, deveriam ser razões suficientes para convencer o ministro da necessidade de o Brasil estar preparado para se defender adequadamente.

Além disso, Luiz Phillipe chamou a atenção para a negociação com a China, para a criação de um satélite para monitorar o território brasileiro, em especial a região da Amazônia. “Precisamos saber se o ministro da Defesa está a par dessas negociações e se foi consultado a respeito”, afirmou.

Assessoria de Imprensa - CREDN