Deputado Leréia se despede da presidência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional
Na ocasião, os membros do grupo classificaram que a gestão do presidente Carlos Leréia frente à CREDN foi conduzida com maestria e excelência.
Confira o discurso do deputado Leréia:
“Neste ano de 2011, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional atuou em sintonia com a crescente importância da diplomacia parlamentar como mecanismo estratégico para o fortalecimento do Brasil no cenário internacional.
Tivemos, no decorrer do ano, uma intensa produção legislativa marcada por diversas atividades. OS Números revelam o empenho desta Comissão na Câmara dos Deputados: Em 32 sessões deliberativas, foram apreciadas mais de 156 matérias, entre Mensagens, Projetos de Lei e Requerimentos.
Neste ano, tivemos a oportunidade de tratar de diversos assuntos relevantes para o Brasil, como: relações diplomáticas, econômicas, comerciais, culturais e científicas com outros países; a política externa brasileira; tratados, atos, acordos e convênios internacionais; emigração e imigração, estudos estratégicos e atividades de informação e contrainformação; ações das Forças Armadas no Brasil e no mundo; envio de tropas para o exterior; assuntos referentes à faixa de fronteira e aos direitos marítimos, aeronáuticos e espaciais.
Sob minha gestão, a CREDN convocou 13 audiências públicas, entre elas com os ministros de Relações Exteriores, da Defesa Nacional e da Ciência e Tecnologia e o ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. Nestas audiências, o colegiado teve a oportunidade de debater o relacionamento do Brasil e dos brasileiros na esfera mundial.
Na mesma linha, foram de suma importância as viagens oficiais feitas por membros dessa Comissão, uma vez que estreitamos laços com países amigos, além de contribuir para a afirmação do nome do Brasil no exterior.
Recebi, no gabinete da presidência da Comissão, dezenas de visitas oficiais de autoridades de diversos países, concretizando o importante crescimento do Brasil no cenário mundial, assim como a importância do Poder Legislativo como interlocutor no tratamento de assuntos relevantes da área de relações internacionais.
Também aproveito o ensejo para destacar o desempenho das subcomissões, entre elas: a destinada a acompanhar as ações de proteção as fronteiras, a do Rio+20, e a da comunidade dos países de língua portuguesa.
Paralelamente, presidi a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional. Criado no ano 2000, o grupo tem como objetivo fiscalizar o procedimento e o levantamento de informações dos diversos órgãos que atuam no serviço de inteligência brasileira.
Neste momento, quero destacar que o êxito dos trabalhos foi alcançado pela participação efetiva de todos os parlamentares integrantes deste colegiado, que, ao longo do ano, deram sua parcela de contribuição nos debates de alto nível. Aproveito o ensejo para parabenizar a equipe de funcionários da Comissão pela aptidão, excelência e presteza no exercício de suas funções.
Encerro o comando da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional desta Casa, com o sentimento de dever cumprido e com a satisfação exitosa dos trabalhos. Foi com grande honra e exultação que recebi, no início do ano, a escolha do meu nome para presidir este colegiado, e hoje, ao final dos trabalhos legislativos, encerro com a mesma alegria, acrescida da satisfação de ter contribuído ativamente nas atividades desta importante comissão temática.
Deixo aqui meus sinceros votos para que a nova presidência da CREDN possa dar segmento aos trabalhos realizados e, assim, concretizar o papel relevante do Brasil no âmbito global.
Não tenho dúvidas de que a CREDN, na esfera do Poder Legislativo, estará sempre à altura dos iminentes desafios e irá propor que o Brasil possa cada dia mais exercer um papel relevante no cenário mundial.”
Diego Freire
Assessor de Comunicação