Deputada vai lutar para aprovação de isenção de visto para Letônia
Em 2004, a Letônia ingressou na União Européia, mas os letões ainda precisam de visto para entrar no Brasil. A Embaixadora pediu a reciprocidade com os demais países-membros do bloco que, em sua maioria, não necessitam visto para viagens ao Brasil para turismo ou negócios, por um período máximo de três meses.
O projeto aguarda parecer do deputado Arthur Oliveira Maia (PMDB/BA) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para entrar na pauta de votação. Hoje, os brasileiros de origem letã somam aproximadamente 20 mil pessoas, constituindo a maior comunidade letã na América do Sul.
A Embaixadora Alda Vanaga destacou também que o Brasil é considerado parceiro estratégico já que consolidou fortes relações comerciais com a União Européia nos últimos anos e que o país pretende intensificar as relações comerciais com o Brasil.
Durante o encontro, a deputada Perpétua Almeida convidou a Embaixadora da Letônia, Alda Vanaga, a participar dos debates sobre Política Externa e Comércio Exterior que serão promovidas pela Comissão nos próximos meses. Durante o encontro, a Embaixadora informou que a Letônia presidirá o Conselho da União Européia no primeiro semestre de 2015.
Vanessa Marques – Assessora de Comunicação