Deputada pede apoio para manter Brasil à frente do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP)

O ministro de Negócios estrangeiros do Timor Leste, Zacarias da Costa, cargo semelhante ao do chanceler brasileiro para Relações Exteriores, disse acreditar que as eleições transcorrerão em clima de paz durante as eleições legislativas naquele país. O otimismo foi manifestado em visita oficial da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. O país decidiu encerrar já no final deste ano a missão de paz sob a responsabilidade da ONU por considerar que “já estamos preparados para caminharmos com as próprias pernas”, reconhecendo que, ”mesmo com altos e baixos pós-independência o povo timorense tem muita garra e determinação para vencer”.
06/07/2012 18h10

Perpétua Almeida, ao representar o Parlamento brasileiro como observadora das eleições, pediu que o ministro apoie o pleito do Brasil à frente do  Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), que tem como  diretor executivo o brasileiro Gilvan Mullher.  A reunião da CPLP (Comissão dos Países da Língua Portuguesa) que tomará essa decisão acontecerá no próximo dia 19, em Maputo, capital de Moçambique, com a presença dos Ministros das Relações Exteriores no primeiro momento e, num segundo momento, com os chefes de Estado dos países membros.

O embaixador do Brasil no Timor Leste, Edson Monteiro, disse à deputada que o Itamaraty irá ofertar ao governo timorense mais uma vaga para formação de diplomata. A formação é de responsabilidade do Instituto Rio Branco. A instituição já capacitou quatro diplomatas que, atualmente, representam o Timor e nações distintas.

O Instituto Internacional de Língua Portuguesa tem sede em Praia, capital de Cabo Verde, e seus objetivos são, conforme os estatutos, a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da Língua Portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais".

Fonte: Assessoria de Imprensa - CREDN