Deputada pede apoio para manter Brasil à frente do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP)
Perpétua Almeida, ao representar o Parlamento brasileiro como observadora das eleições, pediu que o ministro apoie o pleito do Brasil à frente do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), que tem como diretor executivo o brasileiro Gilvan Mullher. A reunião da CPLP (Comissão dos Países da Língua Portuguesa) que tomará essa decisão acontecerá no próximo dia 19, em Maputo, capital de Moçambique, com a presença dos Ministros das Relações Exteriores no primeiro momento e, num segundo momento, com os chefes de Estado dos países membros.
O embaixador do Brasil no Timor Leste, Edson Monteiro, disse à deputada que o Itamaraty irá ofertar ao governo timorense mais uma vaga para formação de diplomata. A formação é de responsabilidade do Instituto Rio Branco. A instituição já capacitou quatro diplomatas que, atualmente, representam o Timor e nações distintas.
O Instituto Internacional de Língua Portuguesa tem sede em Praia, capital de Cabo Verde, e seus objetivos são, conforme os estatutos, a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da Língua Portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais".
Fonte: Assessoria de Imprensa - CREDN