Deputada Jaqueline Roriz aprova requerimento que pede assistência jurídica aos brasileiros no exterior

A deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) teve aprovado, na quarta-feira, 5, requerimento de sua autoria sugerindo ao Ministério das Relações Exteriores a criação de Núcleo de Assistência Jurídica nas sedes das embaixadas do Brasil no exterior para atendimento dos brasileiros que viajam ou vivem fora do País. O requerimento foi aprovado com mérito pela maioria dos parlamentares da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN).
07/06/2013 17h20

Foto: Assessoria de Imprensa da Liderança do PMN

Deputada Jaqueline Roriz aprova requerimento que pede assistência jurídica aos brasileiros no exterior

Deputada Jaqueline Roriz

Jaqueline mencionou a dificuldade que muitos brasileiros enfrentam quando precisam de assistência jurídica enquanto estão em outros países. "Muitas embaixadas já possuem o serviço, mas, é necessário que essa assistência seja permanente", observou. A parlamentar lembrou ainda a difícil situação que brasileiros enfrentam nas embaixadas e consulados. "Os torcedores do Corinthians detidos na Bolívia e os turistas brasileiros que sofreram acidentes de balão na região turca da Capadócia são exemplos dessa falta de uma representação desse tipo lá fora", lembra.

A solicitação colocada em pauta pela parlamentar gerou repercussão positiva na Comissão e teve o apoio de diversos parlamentares. O deputado Raul Lima (PSD-RR) concordou com a deputada Jaqueline e trouxe para discussão a situação de outras pessoas em situação similar. "Devemos lembrar a quantidade de brasileiros presos na Venezuela devido ao demorado processo jurídico naquele país", pondera.

Visita a Navio Patrulha é lembrada

Jaqueline Roriz aproveitou o espaço da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional para comentar a visita que fez ao Navio Patrulha Oceânico "Apa", no Rio de Janeiro, na semana passada. A embarcação é a mais nova aquisição da Marinha do Brasil e foi projetada, segundo a parlamentar, para ajudar a fiscalizar áreas marítimas. O nome "Apas" é uma homenagem a um importante rio da Região do Pantanal.

De acordo com Jaqueline, o navio "Apa" chega para intensificar as ações de patrulha e inspeção naval, melhorar a segurança do tráfego aquaviário e prevenir a poluição ambiental. Também será usado no patrulhamento da "Amazônia Azul", e as regiões petrolíferas dos estados do Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Liderança do PMN