Deputada ítalo-brasileira busca aproximação com a CREDN
Foto: Marcelo Rech
deputados do Grupo de Amizade Brasil – Itália realizarão evento para discutir direito de voto dos brasileiros no exterior
Além disso, o grupo pretende realizar um seminário sobre o direito de voto dos brasileiros no exterior e a aprovação de uma lei que permita a eleição de representantes destes brasileiros em outros parlamentos.
De acordo com Renata Bueno, "a Lei Tremaglia aprovada em 2001 e que prevê assentos na representação parlamentar para os italianos que vivem no exterior, serve de exemplo para o desenho de uma lei que pode ser aprovada pelo Brasil". Ela destacou ainda que várias leis já implementadas no Brasil estão sendo adequadas à legislação italiana como a Lei Rouanet, por exemplo.
Para Eduardo Barbosa, "é fundamental que busquemos o incremento destas relações e avancemos em temas sociais como o reconhecimento de títulos universitários, a legalização e isenção dos atos de estado civil e assuntos relativos à infância, acessibilidade e mobilidade urbana".
O deputado revelou que uma missão parlamentar brasileira deverá discutir estes e outros pontos com autoridades italianas ainda neste ano. O objetivo é fortalecer os entendimentos já iniciados em março quando integrantes do Grupo Parlamentar Brasil – Itália visitaram o Parlamento italiano e se reuniram com parlamentares e autoridades diplomáticas italianas e brasileiras.
Assessoria de Comunicação
Jornalista Responsável: Marcelo Rech
Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br