Deputada acompanha ministro em homenagens a aviadores
Em meio às homenagens prestadas aos pilotos brasileiros do Esquadrão “Senta a Púa”, que representaram o país na 2ª Guerra Mundial, a parlamentar acreana ressaltou a importância estratégica da aviação de caça para o país, destacando ainda o esforço do governo na aquisição desses equipamentos, “fundamentais para ajudar a inibir ameaças à integridade do território brasileiro”.
O evento contou com a presença do comandante da Aeronáutica, Tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito, com quem Perpétua Almeida almoçou, dias atrás, para tratar de projetos prioritários aos aeronautas brasileiros em tramitação na Comissão.
Perpétua destacou a iniciativa da Aeronáutica, a única entre as três forças de Defesa Nacional a permitir a ascensão de mulheres em postos elevados da corporação. Ela conheceu a rotina das três mulheres que pilotam caça no Brasil, todas com mais de 700 horas de voo.
As oficiais reconheceram o esforço da deputada no enfrentamento às desigualdades de gênero e narraram situações que exigiram garra para superar obstáculos que encontraram ao longo de sua preparação, entre elas o preconceito. “Se há motivação, o crescimento profissional é constante. Trabalhar em algo tão divino, como o voo, é maravilhoso”, disse a major Ceiliane Dutra.
Perpétua Almeida parabenizou pessoalmente as três únicas mulheres a pilotarem aviões de caça: Fernanda Kozlowsky Gortz, Daniele Ferreira César Lins Shycziy e Carla Alexandre Borges Garcia.
*Com informações da Ascom do Ministério da Defesa