Debate em Campinas propõe melhorias para agilizar o setor de exportação no aeroporto de Viracopos

A Subcomissão Permanente de Comércio Exterior, que funciona junto à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, deve propor um estudo para a criação de um "canal verde" para o setor de importação e exportação de cargas da Anvisa como medida para agilizar e conferir mais eficiência ao trâmite de volumes no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A medida está entre as principais soluções que foram debatidas e apresentadas durante a mesa-redonda realizada no último dia 02 de outubro, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas.
05/10/2015 16h25

Foto: Frederico Andrade

Debate em Campinas propõe melhorias para agilizar o setor de exportação no aeroporto de Viracopos

Aspectos da exportação brasileira a partir do aeroporto de Viracopos são debatidos em mesa-redonda

A implantação do modelo de "canal verde" seria sustentada pela análise de risco a ser feita em empresas importadoras e exportadoras com uma diferenciação no rigor e na frequência da fiscalização, dependendo do histórico de cada empresa. Neste caso, as empresas que apresentem histórico positivo poderiam ter os processos de liberação sanitários agilizados.

Durante a mesa-redonda, os participantes apresentaram dados e números que comprovam a possibilidade de se implantar melhorias para agilizar o trâmite de cargas, principalmente de produtos da área de saúde, que incluem medicamentos, vacinas e insumos para alimentação, por exemplo.

De acordo com um estudo do aeroporto de Viracopos, de janeiro a agosto de 2015, uma carga do setor farmacêutico levou, em média, 40 dias para passar pelo processo de liberação e fiscalização da Anvisa do aeroporto.        

O deputado federal Luiz Lauro Filho (PSB/SP), que preside a Subcomissão de Comércio exterior e que propôs a realização do evento, destacou durante os debates a importância de Viracopos, que é um dos maiores HUBs de exportação do Brasil. "Vamos solicitar a criação de um canal verde na Anvisa, nos moldes semelhantes ao que hoje existe na Receita Federal. Viracopos é estratégico por sua localização, a plenitude de seu funcionamento pode trazer dividendos à balança comercial e ao setor exportador brasileiro, além de desenvolvimento econômico ao Estado de São Paulo e Região de Campinas", disse o deputado.

Participaram do evento cerca de 200 convidados. Fizeram apresentação, além do deputado Luiz Lauro Filho e de Gustavo Küster, membro do Conselho de Administração de Viracopos, o deputado federal Luiz Carlos Zarattini (PT/SP), Flávio Scorza (representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Tatiana L. Palermo (secretária de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), José Nunes Filho (diretor regional do CIESP e diretor regional do DEPAR/FIESP), Adam Cunha (assessor de Negócios de Carga de Viracopos), Elson Isayama (diretor do Sindasp-Campinas), Júlio Gândara (vice-presidente da 3M) e José Yunes (chefe da Anvisa em Viracopos).

Os participantes também cobraram reformulação de processos e sugeriram proposta de novas regulamentações para melhorar a gestão de exportações.

 

 

Deputado Luiz Lauro Filho – Anexo IV Gab 519

Assessoria de Comunicação

Lucinda Ulhoa – Lucinda.laboissiere@gmail.com

(61) 3215-5519/ 8195-1108