Data nacional em homenagem à comunidade polonesa será tema de debate na CREDN
Brasília – Nesta quarta-feira, 9, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) aprovou requerimento do deputado General Girão (PL/RN) para que seja realizada audiência pública para debater a criação de uma data nacional em homenagem à comunidade polonesa e seu patrimônio histórico no Brasil.
Para o encontro, que ainda não tem data confirmada, deverão ser convidados Henryk Siewierski (Universidade de Brasília: Cátedra Cyprian Norwid de Estudos Poloneses;); Tomasz Lychowski (Polônia Sociedade Beneficente do Rio de Janeiro); Andrés Bukowinski (Sociedade Brasileira de Cultura Polonesa Józef Piłsudski); Norton Morozowicz (Academia Brasileira de Música); Sérgio Sechinski (Sociedade Polônia de Porto Alegre; Missão Católica Polonesa no Brasil); e Fabricio Wichrowski (Historiador; Arqueólogo; Promotor da Língua Polonesa no Brasil).
Segundo o deputado, “o Brasil é o segundo país no mundo, depois dos EUA, com o maior número de pessoas de origem polonesa. A contribuição que essas pessoas tiveram para o desenvolvimento do Brasil, bem como para a nossa cultura, ciência e artes, não pode ser subestimada”, defendeu.
Ele revelou que, de acordo com várias fontes, o número de brasileiros com ascendência polonesa varia de 1,5 a mais de 2,5 milhões. Estima-se que somente o estado do Paraná tenha mais de 1 milhão de habitantes com pelo menos um ancestral de origem polonesa.
Os anos de 1869 a 1871 são considerados o início da colonização polonesa no Brasil, quando os primeiros grupos organizados de emigrantes se estabeleceram no Brasil, primeiro em Brusque (SC) e, depois, nas áreas próximas de Curitiba (PR).
Assessoria de Imprensa - CREDN