Crise social na Colômbia é tema de reunião na CREDN

Embaixador colombiano explicou que os protestos legítimos têm sido contaminados por atos de violência
09/06/2021 18h32

Assessoria de Imprensa da CREDN

Crise social na Colômbia é tema de reunião na CREDN

Brasília – A crise social na Colômbia que já dura 45 dias, foi o principal tema da reunião entre o presidente da CREDN, deputado Aécio Neves (PSDB-MG), e o Embaixador Darío Montoya, realizada nesta quarta-feira, 9. “Os protestos que tiveram início em 28 de abril, representam legitimamente o direito das pessoas, mas muitos deles têm conduzido a atos de violência, cuja rejeição tem sido eminente por parte de todos os setores da sociedade colombiana”, afirmou o Embaixador.

Darío Montoya explicou que o governo colombiano valoriza e respeita as manifestações pacíficas com o devido respeito à Constituição e à Lei, “entendendo que o diálogo nacional é a forma correta de dirimir litígios e diminuir a violência”, explicou.

Para Aécio Neves, é fundamental que a Colômbia supere mais essa adversidade. Segundo ele, o país é um modelo e exemplo para a região, com uma democracia sólida e instituições respeitadas. “De nossa parte, faremos de tudo para que as relações bilaterais sejam cada vez mais ampliadas e fortalecidas. Não faltarão aqueles que reconhecem os esforços dos colombianos pela paz e o desenvolvimento do seu país”, destacou o deputado.

Na sua avaliação, “o que ocorre neste momento na Colômbia é circunstancial e o país sairá ainda mais forte dessa crise. Trata-se de um país estratégico não apenas para o Brasil, mas para toda a região”, concluiu.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa – CREDN