CREDN vai discutir a compra de caças para a Força Aérea Brasileira
Foto: Marcelo Rech
Ministro da Defesa será ouvido em audiência pública sobre o Programa FX-2 da Força Aérea Brasileira
Na avaliação do presidente da CREDN, Nelson Pellegrino, "renovar a frota é uma necessidade para responder aos novos desafios da defesa como o combate ao narcotráfico e o terrorismo, a proteção do espaço aéreo, das áreas sensíveis como as do pré-sal e da Amazônia, e os mais de 17 mil quilômetros de fronteira".
O deputado também está preocupado com a situação dos aviões destinados à defesa aérea do Centro-Oeste, baseados em Anápolis (GO) e que serão desativados em 31 de dezembro. "O encerramento do contrato de modernização dos 12 Mirage 2000 e a demora nas negociações para a aquisição dos novos aviões pode gerar prejuízos à capacidade de defesa do espaço aéreo brasileiro", afirmou o deputado.
Transferência tecnológica
Nelson Pellegrino também destacou a importância estratégica do Programa FX-2 para a defesa nacional. Segundo ele, "dois critérios são fundamentais para a decisão brasileira: o acesso à tecnologia do controle das aeronaves e as parcerias que os fornecedores podem estabelecer com a indústria aeronáutica nacional".
Na sessão desta quarta-feira, 7, a CREDN aprovou ainda requerimentos dos deputados Nelson Pellegrino para que o ministro Celso Amorim faça uma exposição sobre as diretrizes e prioridades da Defesa para o restante do ano, e para que os membros da comissão conheçam in loco a evolução dos projetos estratégicos das Forças Armadas.