CREDN trabalhará para melhorar as relações do Brasil com Israel
Brasília – O deputado Filipe Barros (PL/PR), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) afirmou, nesta quinta-feira, 10, que irá trabalhar, por meio da Diplomacia Parlamentar, para melhorar as relações entre o Brasil e Israel. A afirmação foi feita durante encontro que manteve com o Embaixador Daniel Zonshine.
Na oportunidade, eles conversaram amplamente sobre o estado atual do Oriente Médio e a reconfiguração imposta a partir do atentado do Hamas contra civis israelenses em 7 de outubro de 2023. Daniel Zonshine reafirmou que a prioridade atual é o retorno dos reféns ainda cativos pelos terroristas. Ele acredita que pelo menos a metade deles ainda esteja viva.
“Os laços que unem Brasil e Israel independem de governos e, na CREDN, iremos trabalhar para melhorar essas relações”, assegurou Filipe Barros. O deputado revelou, ainda, que buscará o diálogo parlamentar com o Knesset para identificar áreas em que a cooperação pode ser fortalecida. Na sua avaliação, “do ponto de vista diplomático, melhorar ou restabelecer as relações bilaterais dependem muito mais do governo brasileiro”, pontuou.
O deputado também informou da aprovação de Indicação da CREDN ao Ministério das Relações Exteriores, para que o governo brasileiro reconheça os Houthis, do Iêmen, como grupo terrorista. “Trata-se de um gesto simbólico, mas prático e moral”, destacou. Daniel Zonshine chamou a atenção para a atuação dos Houthis nos ataques ao comércio marítimo no Mar Vermelho e Golfo de Áden, “que causam prejuízos para todos os países que por ali trafegam seus produtos, incluindo o Brasil”, afirmou.
Assessoria de Imprensa - CREDN