CREDN terá subcomissão destinada a avaliar questões referentes ao tráfico internacional de seres humanos

Proposta pela deputada Carla Dickson (UNIÃO-RN), a Subcomissão Especial tem por objetivo fomentar a discussão sobre a atenção do Estado, da sociedade e das autoridades brasileiras à questão do tráfico internacional de seres humanos e seus desdobramentos
21/06/2022 16h11

Paulo Sérgio

CREDN terá subcomissão destinada a avaliar questões referentes ao tráfico internacional de seres humanos

Brasília – Nesta terça-feira, 21, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, requerimento da deputada Carla Dickson (UNIÃO-RN), para que seja instalada Subcomissão Especial para Analisar a questão do Tráfico Internacional de Seres Humanos.

Segundo ela, “o aumento da incidência do tráfico internacional de seres humanos foi intensamente afetado pelo advento da tecnologia e, por conseguinte, pela pandemia de Covid-19 que ampliou o alcance da rede internacional de forma escalonada”, afirmou. Ainda de acordo com a deputada, apenas na região Nordeste, existem 56 rotas utilizadas para o tráfico de pessoas.

O tráfico de mulheres para fins sexuais é outra das preocupações da parlamentar.  A Espanha é o principal destino das mulheres brasileiras usadas pela indústria do sexo. Além disso, o tráfico também aprisiona e escraviza centenas de brasileiros todos os anos. “Na prática, as pessoas terminam sendo vítimas desses crimes muitas vezes por estarem em busca de melhores condições de vida, de viver um relacionamento com um estrangeiro e terminam se enredando nessa situação”, destacou.

Carla Dickson pretende, também, dar visibilidade às organizações que atuam no exterior em defesa dos brasileiros vítimas do tráfico de seres humanos. Ela tem conversado, ainda, com diferentes instituições como a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), com o propósito de levantar dados e informações sobre o tema.

Covid-19

Na mesma sessão, a CREDN aprovou, também, a extinção da Subcomissão Especial destinada ao acompanhamento das ações do governo federal em relação à aquisição de vacinas e insumos médicos para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. A iniciativa partiu da deputada Carla Dickson (UNIÃO-RN).

Para a deputada, “a compra de vacinas e insumos passou a ser atividade corriqueira do Estado brasileiro, sendo desempenhada principalmente nos âmbitos estadual e municipal. A subcomissão, que se pretende extinguir, foi fundamental em suas atribuições regimentais, mas entendo que sua função foi devidamente cumprida”, concluiu.

Assessoria de Imprensa - CREDN