CREDN se reunirá com embaixador russo por encontro com Snowden
Foto: Lúcio Bernardo Júnior (CD)
Presidente da CREDN, Nelson Pellegrino, irá liderar reunião do colegiado com o embaixador da Rússia no Brasil
O objetivo do encontro é acertar com o governo russo as condições para que uma missão parlamentar brasileira possa se reunir com o norte-americano Edward Snowden que está asilado na Rússia. Ex-funcionário terceirizado da Agência Nacional de Inteligência (NSA), Snowden revelou os esquemas de espionagem do governo dos Estados Unidos contra o Brasil que atingiram diretamente a presidente Dilma Rousseff e a Petrobras.
Nelson Pellegrino lembrou que todos os esforços feitos pela CREDN para que seus membros fossem recebidos em reuniões reservadas pelos embaixadores dos Estados Unidos e do Reino Unido, foram frustradas. "As explicações oferecidas até agora não se sustentaram e é nossa obrigação saber as reais dimensões desses programas, inclusive para que o Brasil saiba como proteger seus dados e informações estratégicas", explicou Pellegrino.
Para Ivan Valente, "é nosso dever agir para que todas as informações tornem-se públicas e direito dos brasileiros, terem pleno conhecimento acerca da profundidade das ações de agentes estrangeiros que, sem autorização, violaram a privacidade de pessoas, organizações militares, empresas, bancos e indústrias".
Segundo ele, "o Snowden é responsável pela elucidação de um dos maiores esquemas de espionagem da história. As informações reveladas por ele são gravíssimas e demonstram a total vulnerabilidade a que está submetida à privacidade de milhões de brasileiros".
Assessoria de Comunicação