CREDN receberá parlamentares da Hungria para discutir cooperação

Em 2011, o governo húngaro anunciou a inclusão do Brasil entre as prioridades da política externa do país. Em 2015, o governo húngaro decidiu reabrir o consulado-geral.
05/11/2025 14h33

Alan Santos

CREDN receberá parlamentares da Hungria para discutir cooperação

Hungria

Brasília – Na próxima semana, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) receberá um grupo de deputados da Hungria, membros da Comissão dos Negócios Estrangeiros do Parlamento daquele país, e do Grupo Parlamentar de Amizade Hungria-Brasil.

O encontro foi acertado nesta quarta-feira, 5, em reunião do presidente da CREDN, Filipe Barros (PL/PR) e o Embaixador húngaro Miklos Halmai. Os dois também conversaram sobre o interesse de Budapeste em receber uma missão parlamentar brasileira no próximo ano. “Fortalecer a cooperação parlamentar é uma de nossas prioridades com o Brasil. Os respectivos parlamentos podem e devem contribuir com o adensamento das relações bilaterais”, defendeu o diplomata.

Em 2025, Brasil e Hungria completam 97 anos de relações diplomáticas. Atualmente, cerca de cem mil descendentes húngaros residem no Brasil, sobretudo em São Paulo e nos estados do Sul. “Brasil e Hungria mantém relações sólidas há muitos anos e vamos, por meio da Diplomacia Parlamentar, trabalhar para que esse relacionamento seja ampliado”, pregou Filipe Barros.

O deputado lembrou que, em novembro de 2020, o governo húngaro assinou contrato para a compra de duas aeronaves C-390 Millennium, de transporte de carga, produzidas pela Embraer. “Desta forma, a Hungria tornou-se o terceiro país do mundo a utilizar o C-390 Millennium e o segundo no contexto da OTAN, depois de Portugal”, afirmou.

Assessoria de Imprensa – CREDN