CREDN recebe grupo de parlamentares da Indonésia.
A vinda do grupo tem por objetivo conhecer melhor o sistema político brasileiro e principalmente entender a relação dos municípios com outros membros da hierarquia federal: Estados e União. "Nós precisamos comparar as estruturas governamentais dos dois países. Aqui no Brasil há bons exemplos da parceria entre as cidades e outras estruturas de governo. As chamadas prefeituras não existem na Indonésia, onde nós temos a 'desa', algo comparado com uma vila. Queremos aproveitar as boas práticas daqui", declarou a deputada Nurul Arifin, membro do partido Golkar.
O Brasil foi escolhido pelos deputados indonésios porque, segundo eles, existem muitas similaridades entre as duas nações, apesar da distância. “Escolhemos o Brasil pela semelhança social e também pela biodiversidade que nós também temos lá”, afirmou Budiman Sudjatmiko, parlamentar da delegação.
A participação das mulheres em assembleias nacionais também foi tema da reunião. A deputada Jaqueline Roriz (PMN/DF) ressaltou uma curiosidade em comum entre Brasil e Indonésia. “Lendo sobre a Indonésia eu descobri que lá também existe a obrigatoriedade eleitoral de que pelo menos 30% dos candidatos sejam mulheres”.
O grupo de parlamentares asiáticos vai conhecer, além de Brasília, a cidade de Foz do Iguaçu (PR) para ver de perto o funcionamento de um município brasileiro.
Assessoria de Imprensa da CREDN