CREDN recebe delegação parlamentar chilena e discute agenda de integração
Brasília – O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Filipe Barros (PL/PR), recebeu nesta terça-feira, 22, uma delegação de cinco senadores e deputados chilenos, com os quais discutiu a importância de se fortalecer a agenda de integração dos países do Cone Sul.
Barros adiantou que, nesta quarta-feira, 23, a CREDN apreciará requerimento para discutir, em audiência pública, os impactos econômicos da Hidrovia Paraná-Paraguai, que está conectada com o Corredor Rodoviário Bioceânico e que ligará o Brasil aos portos chilenos no Pacífico, o que facilitará significativamente a exportação do país para a Ásia.
Estiveram na Comissão, os senadores Manuel José Ossandón, do Partido Renovação Nacional (RN) e Gastón Saavedra, do Partido Socialista do Chile (PS), acompanhados dos deputados Claudia Mix, da Frente Ampla, Daniela Ramirez, do Partido Comunista, e Jorge Saffirio, do Partido Democratas (ex-Democracia Cristã).
Durante o encontro, os parlamentares foram unânimes em reconhecer a necessidade de se aprofundar o processo de integração regional, com atenção especial para os países do Cone Sul. Da mesma forma, salientaram a importância do Corredor Rodoviário Bioceânico e de como este projeto pode alavancar as distintas economias.
O Chile terá eleições gerais em 16 de novembro. O atual presidente, Gabriel Boric, encontra-se em viagem ao Brasil com o objetivo de impulsionar a agenda bilateral e regional. Os senadores e deputados chilenos integram a sua comitiva.
Assessoria de Imprensa - CREDN