CREDN realizou Seminário Internacional: DESAFIOS À DEFESA NACIONAL e o Papel das Forças Armadas

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) realizou, no dia 14 de agosto de 2019, o seminário "Desafios à Defesa Nacional e o papel das Forças Armadas". O evento contou com a participação de personalidades militares e acadêmicas, do Brasil e de outros países. Em seu discurso de encerramento, o Presidente da CREDN, deputado Eduardo Bolsonaro, expressou a importância do debate nos rumos da defesa nacional:
22/08/2019 18h04

Alexandre Magno da Conceição

CREDN realizou Seminário Internacional: DESAFIOS À DEFESA NACIONAL e o Papel das Forças Armadas

“O MUNDO MUDOU, AS AMEAÇAS INTERNACIONAIS MUDARAM, MAS A DINÂMICA INTERNACIONAL DO CONCERTO DAS NAÇÕES CONTINUA A MESMA DESDE A CONFERÊNCIA DE WESTPHALIA DO SÉCULO XVII, PASSANDO PELO CONGRESSO DE VIENA, NO SÉCULO XIX: A ESTABILIDADE POLÍTICA NO SISTEMA INTERNACIONAL SÓ PODE SER ALCANÇADA PELO EQUILÍBRIO DE PODER, COM A EXISTÊNCIA DE FORÇAS DISSUASÓRIAS CAPAZES DE CONTRABALANÇAR ATORES ANTAGÔNICOS.

NESSE SENTIDO, O BRASIL JÁ DEU UM PRIMEIRO PASSO NA BUSCA DO FORTALECIMENTO DE NOSSOS RECURSOS DISSUASÓRIOS: O RECONHECIMENTO DE NOSSO PAÍS COMO ALIADO EXTRA-OTAN PELOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA EXEMPLIFICA O PRAGMATISMO DE NOSSA POLÍTICA EXTERNA, COM RESULTADOS PRÁTICOS PARA A DEFESA NACIONAL.

AS CONTRIBUIÇÕES ADVINDAS DOS ESPECIALISTAS NO PRESENTE SEMINÁRIO AJUDARÃO, COM CERTEZA, NO FOMENTO DE IDEIAS E DE AÇÕES QUE FORTALEÇAM A DEFESA NACIONAL, EM NOME DO RESGATE DO ORGULHO NACIONAL E DO BRASIL “ACIMA DE TUDO“.”

 

Texto:  Diego de Souza Araújo Campos

Ações do documento