CREDN realizará missão oficial à Operação Acolhida e à fronteira com a Venezuela

Além de visitarem os abrigos destinados aos refugiados venezuelanos em Boa Vista e Pacaraima, os deputados realizarão visita técnica às instalações militares na fronteira com a Venezuela.
19/11/2024 20h20

Renato Araújo/CD

CREDN realizará missão oficial à Operação Acolhida e à fronteira com a Venezuela

Entre os dias 2 e 4 de dezembro, uma missão parlamentar da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados visitará as cidades de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima, com o objetivo de avaliar o estado da Operação Acolhida, criada em 2016, para atender os refugiados venezuelanos que abandonam o país vizinho.

De acordo com o deputado Alfredo Gaspar (UNIÃO-AL), autor do requerimento que deu origem à missão, “os venezuelanos adentram o território nacional pela fronteira de Roraima em número cada vez maior, denotando a crise humanitária que se apresenta na Venezuela e que é “exportada” para o Brasil”.

O deputado informou que a missão fará diligências, especialmente, em Pacaraima, município que faz fronteira com Santa Elena de Uairén, na Venezuela. Além de reuniões com autoridades locais, representantes de agências internacionais e grupos de apoio, com o objetivo de entender com profundidade como se dá a imigração de venezuelanos, os deputados pretendem coletar documentos e outros registros que se mostrem pertinentes para a compreensão da situação.

Nesta terça-feira, 19, a CREDN aprovou novo requerimento, agora para que a missão possa realizar visita técnica às instalações militares brasileiras na região. A proposta é do deputado Pastor Eurico (PL-PE). O deputado está preocupado com as ameaças feitas por Nicolás Maduro, de mover tropas para a fronteira com o Brasil.

Segundo ele, “a realização desta visita técnica, junto com o apoio técnico das autoridades militares responsáveis pelo setor de segurança local na fronteira do Brasil com a Venezuela, é um importante ato dessa comissão para análise da proteção do Brasil diante de uma possível invasão e conflito armado na fronteira de nosso país”, afirmou.

 

CRUZEX

Também nesta terça-feira, 19, a CREDN aprovou Moção de Louvor à Força Aérea Brasileira (FAB) pela realização da 9ª Edição do Exercício Cruzeiro do Sul, que reuniu as forças aéreas de 16 países em Natal (RN), entre 3 e 15 de novembro.

A iniciativa foi do deputado General Girão (PL-RN). Na sua avaliação, “este exercício, reconhecido como o maior treinamento multinacional militar aéreo da América Latina, é uma vitrine do compromisso da FAB com a segurança e estabilidade regional e global”, destacou.

Cerca de 3.500 militares e mais de 100 aeronaves participaram da CRUZEX, “reconhecendo a importância estratégica do exercício para o fortalecimento da defesa brasileira e a contribuição da FAB para a integração militar e diplomática”, concluiu o deputado.

 

Assessoria de imprensa - CREDN