CREDN realizará audiências para discutir o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

Arlindo Chinaglia explicou que a opinião pública ainda faz muita confusão com relação às nomenclaturas, sobre formas de organização e na compreensão do que exatamente está sendo proposto.
08/10/2025 15h41

Bruno Spada CD

CREDN realizará audiências para discutir o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

Escolas Cívico-Militares

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) realizará, em data a ser marcada, duas audiências públicas para discutir os projetos de lei que instituem as Escolas Cívico-Militares e o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, propostos pelos deputados Capitão Alberto Neto (PL/AM) e Lucio Mosquini (MDB/RO). Os requerimentos aprovados são do deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP).

Segundo ele, “considerando a importância da Educação para o nosso país, esse tema merece reflexão e cautela. Para exemplificar, parte dos militares, em especial da reserva, tendem a ser favoráveis, enquanto os profissionais da Educação, na sua ampla maioria, são frontalmente contra”.

Para o deputado, “há que se considerar que mesmo as escolas militares propriamente ditas têm professores civis e quando são boas escolas, deve-se também ao fato de terem mais recursos que as escolas não militares”.

O parlamentar indicou três profissionais da Educação para os eventos: Alexsandro do Nascimento Santos, licenciado em Letras e em Pedagogia e mestre em Educação; Salomão Ximenes, doutor em Direito e Mestre em Educação; e Mariana Kalil, professora da Escola Superior de Guerra (ESG) do Ministério da Defesa na cadeira de Geopolítica.

Assessoria de Imprensa – CREDN