CREDN realizará audiência pública sobre antidumping às folhas metálicas importadas
Brasília – “A aplicação de direitos antidumping às folhas de aço utilizadas pela indústria de alimentos e bebidas na produção de embalagens é um tema crítico que merece atenção prioritária do Poder Legislativo. A relevância da matéria transcende o impacto setorial e envolve diretamente aspectos de natureza comercial internacional e competitividade da indústria nacional”, explicou o deputado Pedro Lupion (PP/PR), ao defender a aprovação do seu requerimento para que a CREDN realize audiência pública sobre o tema.
A proposta foi aprovada nesta quarta-feira, 2, e o deputado pretende chamar para o debate, representantes da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (ABEAÇO); da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA); Yi Shin Tang, professor doutor no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em comércio internacional; Rodrigo Zerbone Loureiro, Secretário Executivo da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX); e Márcio Mota Fernandes Hissa, diretor de Defesa Comercial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
De acordo com Lupion, “o Brasil tem registrado um aumento expressivo na abertura de investigações antidumping, o que, em maior ou menor grau, contribui para o isolamento do país nos fluxos de comércio internacional. Tal prática consolida uma política protecionista em detrimento da integração do Brasil às cadeias globais de valor”, explicou.
Assessoria de Imprensa – CREDN